28.7.09

Vistos em Angola




Gente, na última semana tive que ir ao SERVIÇO DE MIGRAÇÃO E ESTRANGEIROS DE LUANDA (mais conhecido como DEFA) para tentar tirar um passaporte de um cliente que precisa muitoooo viajar, e pelo visto a Lei de Murphy tá fiel a ele. O passaporte não sai mas nem que a vaca tussa, diga-se de passagem. Enfim, mas não é este o assunto de hoje.
Quero mostrar para vocês a precariedade das instalações deste órgão público que atende milhares e milhares de pessoas todos os dias. É uma bagunça que não tem igual: nas mesas dos atendentes dentro dos contentores - sim, as mesas ficam dentro de contentores, aquelas caixas próprias para se fazer transporte marítimo de produtos – fez-se uma adaptação de portas e janelas e as pessoas trabalham lá dentro. Se tem ar-condicionado ou sistema de ventilação?! Tá querendo muito né? Neca-de-capitiriba!!!


Então, daí tava eu lá tentando pelo amor-de-deus tentar tirar o passaporte de um cliente e aproveitei pra tirar umas fotinhas e mostrar para o resto do mundo essa precariedade.
O chão é de cimento batido, pelas janelas dos contentores que falamos com as pessoas que estão dentro e quando você tem uma boa relação, alguns até saem para falar contigo e também para aproveitarem e tomarem um ar fresco…hehehe. Mas sabem o que significa “boa-relação”? Boa-relação no bom vocabulário de Luanda, que também pode ser “um contato”, “canal”, dar uma “gasosa” (não é refri, é dinheiro mesmo). Significa alguém que se tenha uma relação de pagou-levou, entende? E pra quem já veio ou mora em Angola ou já ouviu falar, aqui é o que mais tem disso.


E lá tem também um Banco. Este banco só serve para fazer pagamentos de taxas que são necessárias para adicionar a qualquer processo para visto. Olha, aquilo não é um banco, é um guiché minúsculo dentro também de um contentor e que a fila dá voltas e mais voltas, lembra muito fila de brinquedo novo no Playcenter. Na fila do banco, 2 horas é pouco para vc ser atendido, além do que, tem que ter sorte pra ter sistema… Ninguém merece, né?
Pra ficar mais legal ainda nos meus dois dias na DEFA, apesar de lá ter painéis luminosos para chamar as pessoas por senha, não se usa este meio que eu acredito fielmente que é por conta da falta de energia. Mas então pra que serve o gerador?


Daí, como estes painéis não funcionam, fica um funcionário gritando o dia inteiro o nome de umas pessoas para irem lá pegar uns processos. Se este funcionário é da DEFA? Não! É um guardinha que tem muita vontade e que quer fazer alguma coisa além de ficar vendo só o tempo e que pra passar mais rápido o tempo, fica lá gritando.

Um comentário:

Deixa um recadinho...